4 de ago. de 2018

Fabiana Rasta na Bahia



Fabiana Rasta ,uma baiana bem maranhense, grande voz do reggae nacional  e conhecida como O Grave Feminino do Maranhão.Com 15 anos de carreira, iniciou em São Luís no GDAM , passando pelo Centro de Cultura Negra do Maranhão até assumir os vocais da banda da  Capital Roots e depois seguir carreira solo.
Foi assim, da Jamaica Brasileira para o Mundo que ela saiu,com apresentações em Belém, Fortaleza, Teresina, Macapá, Salvador  ,Itália  ,entre outros.Carregando na bagagem o reggae agarradinho,os reggaes jamaicanos da década de 70 á 90 e tudo mais que ouvia desde sua infância até a vida adulta  em São Luís.
Natural da cidade baiana Candeias, filha de pai baiano e mãe maranhense,no início de 2018, Fabiana retorna á sua terra  natal após o falecimento do seu pai e inicia os trabalhos para desenvolver uma carreira musical tão sólida quanto áquela que tem na sua terra do coração, São Luís.
O primeiro show em Salvador foi no Pelourinho,no Casarão do Lord participando do show do cantor Bruno Natty ainda em 2017 ,o que viria a ser prenúncio do seu trabalho atual na capital, tendo hoje o cantor como seu produtor e em seguida a formação de um show cover chamado The Number One Tribute em homenagem á Gregory Isaacs liderado pelos dois e  acompanhado pela banda de apoio Hotta Fyah.
No entanto, antes disso, a cantora participou de outros eventos, inclusive alguns que reforçam uma bandeira  antiga e genuína para ela ,o qual é  o Reggae Feminino, sendo estes o Trio Elas Cantam Reggae no carnaval de Salvador 2018 e Elas & Marley Reggae Festival em Feira de Santana. Esteve nos guetos da cidade desenvolvendo pela primeira vez  seu shows em formato soundsystem , no bairro de Plataforma no Reggae na Cabana e na famosa Casa do Reggae baiana no bairro de Pau da Lima.Foi também a atração principal do 19° Tributo á Bob Marley na cidade de Acupe e  participou  no Dia Nacional do Reggae no Pelourinho.
Recentemente lançou seu quarto Ep com quatro canções ,intitulado Amor Verdadeiro devido a uma música que ela fez em homenagem á sua filha.



Os trabalhos seguem firmes e a “Lioness” segue adiante buscando acrescentar influências baianas á  sua bagagem musical maranhense e assim exalar na sua musicalidade o que ela já possui no sangue.


Big up!
Conexão Maranhão- Bahia

24 de fev. de 2018

Inglês Jamaicano ou Patoá Jamaicano - Língua crioula


Big up massive! (Patoá)
Quanto tempo sem escrever no blog né?Hoje venho aqui trazer um assunto no qual ainda estou me aprofundando também mas já leio há um tempo.É o inglês jamaicano ou patoá jamaicano, o qual é uma variante linguística falada na Jamaica paralelo ao inglês britânico,esta é uma língua local e quem não é de lá por mais que fale o inglês padrão ,precisa antes se familiarizar ,caso contrário não entenderá nada. Eu,como professora de inglês  norte-americano ,passei por esta experiência ao ser intérprete de cantores jamaicanos,tive certa dificuldade para compreender no início  e logo fiquei muito curiosa sobre o assunto.
A música Reggae está repleta de palavras do patoá e certamente vocês já se depararam com elas ao ler letras dos seus cantores favoritos e devem ter percebido que elas eram diferentes também na escrita né ?Pois é...o Patoá jamaicano como qualquer língua tem suas características como pronúncia ,escrita e significado específicos.
Então,vou deixar alguns links no qual tenho lido a respeito,alguns deles estão em inglês mas vocês poderão  usar o google tradutor para ajudá - los na tradução:


One Love!(Patoá)