É difícil definir exatamente quais os elementos que
determinaram a adoção do reggae pela população maranhense,fazendo o ritmo se
espalhar ,principalmente entre os bairros periféricos de São Luís.
Segundo o DJ Ademar Danilo,nessa região que envolve os
estados do Pará e Maranhão,da qual São Luís é a capital,sempre houve
predominância musical do ritmos caribenhos,sobretudo o merengue.Então,ele
conclui que o fato do Maranhão e Jamaica terem população predominantemente
negra cria uma identidade muito forte entre esses povos.Diz ele ainda,que o
gosto da população negra de São Luís pelo reggae,tem a ver com um apelo
emocional que ele transmite.Os cantores de reggae cantam com uma
espiritualidade que bate fundo nas pessoas,o que provoca grande identidade entre
São Luís e Jamaica,não sendo preciso entender o idioma para sentir esse apelo
emocional.
Para o jornalista Otávio Rodrigues,existe uma
identificação entre o reggae e o bumba-meu-boi do Maranhão,pois a marcação dos
couros do bumba-meu-boi é centrada em contratempos como acontece no
reggae.Mundinha Araújo,pesquisadora da história do negro no Maranhão,diz ser o
merengue,uma dança muito comum nas festas dos povoados negros do interior do
estado,portanto,considerando que a população que habita as periferias da
capital São Luís é formada,em geral,por grupos que migraram das áreas rurais ,há uma predisposição entre
eles ,para a aceitação dos ritmos caribenhos.
Fauzi Beydoun,vocalista da banda de reggae Tribo de
Jah,cujo componentes são deficientes visuais,acredita que existe uma sintonia
direta que identifica o Maranhão e a Jamaica.Em suas palavras,há uma
proximidade muito grande entre a maneira como o reggae se instalou na Jamaica e
no Maranhão,sinalizando uma identidade cultural
entre os negros maranhenses e jamaicanos,embora os daqui não entendam as
letras das músicas.
Essas afirmações são importantes na medida em que
contribuem para a reflexão sobre quais seriam os elementos de ligação entre os
regueiros de São Luís com os
jamaicanos.Precipitadas,duvidosas ou legítimas,indicam,sem dúvida,o gosto dos maranhenses de São Luís pelos ritmos
caribenhos como fatores determinantes
para a adoção do reggae na ilha,desde a década de 1970 e a difusão do
ritmo entre a população negra da periferia da cidade.Mesmo sem entender o
idioma ,o reggae é traduzido como um veículo bastante forte e legitimo de
mobilização e identificação da população
negra de baixa renda que habita as invasões e palafitas da cidade.
Uma diferença marcante com relação a Jamaica e
certamente a outros lugares onde o ritmo reggae é conhecido,é que em São Luis o
reggae é dançado tanto aos pares quanto
individualmente.Na capital maranhense,a dança do reggae adquiriu característica
peculiar misturando passos do forró,do merengue e do bolero.Há ainda os que
preferem criar coreografias coletivas,em que três ,cinco ou mais pessoas dançam
com passos coordenados.
Em São Luís,um dos fatores importantes para a divulgação
do reggae é a existência das chamadas radiolas.São sistemas sofisticados,com
até quarenta caixas de som que geralmente contrastam com a pobreza dos salões
de festas.As radiolas são operadas por um discotecário(quem nem sempre é seu
proprietário),e são contratados pelos proprietários dos salões ,para animar as
festas em vários pontos da cidade nos finais de semana.Da mesma forma que os sound systems jamaicanos,as radiolas maranhenses não nasceram com o reggae
,algumas delas ja existiam anteriormente ,promovendo festas com outros ritmos(forró,merengue,lambada e
ate mesmo discoteque).A partir de meados da década de 1980,houve uma
proliferação de radiolas,voltadas quase que exclusivamente para a promoção das
festas de reggae.
Retirado do livro
Da Terra das Primaveras á Ilha do Amor:Reggae ,Lazer e Identidade
Cultural do escritor Carlos Benedito Rodrigues da Silva.
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