Translate Fabiana Rasta´s Blog

Aperta o Play e ouça a Rádio Zion

24 de fev. de 2018

Inglês Jamaicano ou Patoá Jamaicano - Língua crioula


Big up massive! (Patoá)
Quanto tempo sem escrever no blog né?Hoje venho aqui trazer um assunto no qual ainda estou me aprofundando também mas já leio há um tempo.É o inglês jamaicano ou patoá jamaicano, o qual é uma variante linguística falada na Jamaica paralelo ao inglês britânico,esta é uma língua local e quem não é de lá por mais que fale o inglês padrão ,precisa antes se familiarizar ,caso contrário não entenderá nada. Eu,como professora de inglês  norte-americano ,passei por esta experiência ao ser intérprete de cantores jamaicanos,tive certa dificuldade para compreender no início  e logo fiquei muito curiosa sobre o assunto.
A música Reggae está repleta de palavras do patoá e certamente vocês já se depararam com elas ao ler letras dos seus cantores favoritos e devem ter percebido que elas eram diferentes também na escrita né ?Pois é...o Patoá jamaicano como qualquer língua tem suas características como pronúncia ,escrita e significado específicos.
Então,vou deixar alguns links no qual tenho lido a respeito,alguns deles estão em inglês mas vocês poderão  usar o google tradutor para ajudá - los na tradução:


One Love!(Patoá)