Translate Fabiana Rasta´s Blog

Aperta o Play e ouça a Rádio Zion

31 de dez. de 2019

O Reggae no Cenário Musical Brasileiro

A reflexão realista  é uma grande arma para o entendimento do funcionamento de como o Mundo se desenvolve e uma vez que esta seja feita,permite ao indivíduo viver de forma menos oprimida em seu meio pois há uma tomada de consciência sobre o que  de fato ocorre.Logo,sempre procurei algumas respostas sobre o motivo pelo qual o ritmo caribenho,Reggae,enfrentou e enfrenta tantas  dificuldades para atingir um patamar tão elevado de interesse da massa quanto os ritmos como o Sertanejo,Funk Carioca , Axé já possuem.
Há um tempo já  pesquiso sobre como funciona o  "Show Business " no Brasil e pelo mundo afora e creio ter encontrado várias respostas para aquilo que minha experiência de 15 anos como cantora da cena nacional ,infelizmente confirma.

  1. O Reggae é um estilo musical que não é apoiado por grande empresários, produtores executivos ou escritórios da iniciativa privada.Logo,a realidade observada é que muitos eventos são feitos de forma rudimentar partindo da própria iniciativa dos artistas.
  2. O Reggae não faz parte dos ritmos mais apreciados pela música popular brasileira.O Reggae não faz parte do " Mainstream " .
  3. O Reggae sofre muito preconceito por ser representativo para as  camadas pobres da sociedade,por ser um ritmo que carrega orgulhosamente a pele preta ,por atrelarem erroneamente  á marginalidade ,além da má interpretação do uso religioso da erva.
  4. O Reggae não recebe uma grande injeção de investimento financeiro ,ou seja , não há tantos patrocinadores.
  5. Em todo o Brasil,o ritmo sofre com poucas casas de evento que inserem  o Reggae como atração fixa em suas grades ,afinal ,dizem que não é tão lucrativo quanto outro estilos.
  6. A cadeia producente do Reggae em geral, não busca compreender  á fundo sobre como funciona a música no Brasil,logo,não entendem que apenas se lamentar e culpar os colegas pela falta de sucesso nem de longe é o motivo pelo qual muitos artistas talentosos não vão chegar ao topo.
  7. As letras do Reggae são politizadas ,fato este que não interessa ao público brasileiro que não está nem aí para compreender letras que buscam conscientizar sobre as opressões do sistema  e pior,ás vezes ,o público nem consegue compreender dado o nível intelectual .
  8. Os preceitos do Reggae são muito nobres para a nossa sociedade atual.As pessoas não querem pensar sobre Paz, Amor e União,infelizmente o que importa é dançar.
  9. E dentro da classe artística,existe muito EGO ,pouco profissionalismo e muita hipocrisia.
E tem muito mais sobre o que rola nos bastidores da música brasileira para que alguns artistas que vemos na TV ,tenham todo aquele sucesso,que em muitas vezes é um sucesso montado por gravadoras,assessorias de imprensa,compra de likes,compra de seguidores,pagamento de jabá e por aí vai.Não é apenas ter talento.Não é tão simples assim.É todo um sistema musical que funciona no Brasil que não nos favorece,estando  a produção na base de pirâmide chegando até o público que prefere canções que tratam de "sofrência" e sexo á letras fortes  e diretas como as de Edson Gomes.
Por tudo que o ritmo de Jah enfrenta é que sabe e se afirma que  o Reggae é Resistência,só por existir o Reggae é Resistência,por sua origem o Reggae é Resistência,por carregar a cor da etnia Negra  é Resistência ,por lutar contras as desigualdades sociais é Resistência,por carregar a bandeira das camadas sociais menos abastadas é Resistência ,por lutar contra o racismo  e o preconceito  é Resistência ,por existir em meio á falta de apoio é Resistência e mais ainda...
Por ser Resistência é que devemos  continuar trabalhando,focados na missão de propagar nossa música,parar  de enxergar os colegas de profissão  como vorazes competidores,abandonar o vitimismo,não esperar apoio de onde nunca virá, focar as boas energias em boa qualidade musical e entender que nossa cena depende de NÓS.

19 comentários:

  1. Com certeza tem pessoas que curtem dança mais não procuram entender o significado do Reggae, como vc escreveu Reggae é resistência, Paz, Amor e União, dificilmente teremos grandes apoios de empresários. Temos que continuar lutando pela cultura. Jah Bless!

    ResponderExcluir
  2. A luta deve ser contínua. Sábias palavras. Vc representa o reggae!!!

    ResponderExcluir
  3. Perfeita reflexão!
    Escancarou total o preconceito que ainda é predominante no cenário da música nacional.É lamentável essa ignorância que o povo brasileiro em sua maioria tem com relação ao reggae!Acho linda a luta de vocês,mana!Get up stand up,don't give up the fight!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg amiga rockeira que é unida ao Reggae pois o Rock tbm é um ritmo de transformação social!

      Excluir
  4. Ótimo texto em especial par ao item 7 que retrata bem como alguns regueiros e pessoas no geral se comportam

    ResponderExcluir
  5. O melhor do reggae,na minha óptica,não é o reggae que se dança,e sim o reggae que se pensa.
    O reggae nos motiva a pensar e a sermos solidários,caridosos e seres humanos de vdd,pois em suas letras há muito conteúdo político,social e cultural, junto com todo esse conteúdo vem tbm os ensinamentos bíblicos. Talvez por isso não é reconhecido por muitos . O reggae é além de música alimento espiritual

    ResponderExcluir
  6. Exato!Adorei!O reggae que se pensa,esse é o principal objetivo!

    ResponderExcluir
  7. #Isto qualidade em Reggae e vc sim representa cm firmeza sábias palavras parabéns mana

    ResponderExcluir
  8. Suas palavras vejo como um desabafo, porém é uma trite realidade.
    Sou apreciador do Reggae e como você mesma citou existe Muita hipocrisia dentro das camadas do reggae Music.
    Bom por outro lado vejo também muito na luta por um mundo melhor tentando introduzir a consciência através das letras do nosso amado Reggae.
    Finalizo aqui e peço que essa situação mude e vejam o nosso Reggae com outros olhos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Fabiana sou um amante do reggae de muitos anos e muita coisa ainda pra aprender, sei do que vc fala e sinto na pele em tentar manter um projeto Cultural aqui na Ilha meio a grandes dificuldades, tive a idéia de levar o reggae pras ruas aqui em 1 de janeiro de 2015 onde colocamos um paredão e saímos dois dias no carnaval, pelas pessoas não ter opção muitas pessoas acompanharam o bloco ano seguinte,ai apareceu alguns apoios mais por questões políticas e ai ano seguinte já saímos com trio e banda, dai pra frente começou as dificuldades tínhamos 8 pessoas numa comissão onde como não tínhamos retorno financeiro hj só tem eu tentando manter e tudo que repasso pra uma banda nunca conseguimos tirar dos abadas por isso tenho a base de preço para uma banda e nunca discordei de cachê de nenhuma banda apenas trago dentro das condições, as pessoas pensam que tenho grandes apoios pra manter o reggae mais infelizmente não tenho. Reggae é resistência as pessoas não gostam de ouvir mensagens verdadeiras.

    ResponderExcluir
  10. Seu sentimento é puro e verdadeiro me dar arrepios, choro e entristeço agora reconheço tudo que você queria dizer, agradeço a Deus por você existir, a luta continua, nós somos a resistência...

    ResponderExcluir
  11. Muito bem colocada essa sua opinião construtiva ao cenário reggae nacional e seus atributos, sofremos um golpe dentro de nossa próprio povo todos que batalham e acolhem a ideia sabe de tudo isso que você relata e veridicamente vemos acontecer mais e mais . MAIS ESTAMOS FIRMES E FORTES PARA UM DIA CHEGAR NOSSA HORA DE MOSTRAR TODOS AO MUNDO .

    ResponderExcluir
  12. A ignorância e a manipulação feita por grandes meios de comunicação deturbaram o estilo Reggae, colocando que apenas Bob Marley e os a sua volta faziam o Reggae se tornando algo muito da cultura Jamaicana e isso acabou fazendo que as pessoas absorvessem que a cultura de um País considerado terceiro mundo e que a Canabis Sativa é liberada para usos medicinais e social fosse de alguma forma marginalizada pelos conservadores, porém eu acho que as gerações mudaram, infelizmente esse conceito continuou avançado mas hoje muitos já conseguem discernir que o Reggae é como outros estilos sonoros que tem um local onde surgiu porém já consegue fazer parte da cultura de muitos países, assim como o Rock, a questão da falta de apoio a cena independente é que os artistas devem se unir não só por um determinado estilo mas em prol da cultura música, não importando se os que vão está aliados são rock, black ou samba, enquanto o Artista Independente não aprender a fazer alianças e criar um novo conceito de união, jamais vão conseguir ter o reconhecimento que querem alcançar, atá os meados da década de 90 muitos estariam em contrato com gravadoras mas devido o avanço da tecnologia alguns acharam que ser independente é usufruir de liberdade mas se esqueceram que para se usufruir da liberdade é necessário ter um disciplina mais rigorosa ainda do que nos tempos das gravadoras, lá havia diretores artísticos que tinham visão e ajudavam o desenvolver do trabalho mesmo que naquele momento o artista achasse que o produtor estava sendo ditador, porém o resultado sempre eram grandes obras sonoras e que se tornavam atemporal, tanto prova que até hoje se escuta som anterior aos anos 90 e de 2000 para cá muitos tem um om trabalho mas não conseguem ter repercussão devido a falta de união com os poucos que os apoiam.

    ResponderExcluir