Translate Fabiana Rasta´s Blog

Aperta o Play e ouça a RayCompany Web Rádio

26 de nov de 2011

Quem é Fabiana Rasta?

Fabiana Dias é uma mulher um tanto tímida,mãe de Ana Hadassa;baiana soteropolitana;dona-de-casa;que está sempre buscando ser uma professora eficiente de Língua Inglesa;amiga fervorosa;regueira de coração,meiga apaixonada;valente guerreira na vida.
A Fabiana Rasta,ah...é uma artista!O artista ama seu público,se veste para ele,interage com ele e sabe que ele é o responsável pelo seu sucesso.A minha trajetória musical começou quando eu,primeiramente,me descobri na música,quando percebi que possuía um grave "nervoso" afinado,isto ocorreu quando eu morava na Bahia em 1998.
Minha primeira inclinação musical foi trabalhar em blocos afros pois o momento histórico que me circundava me influenciou neste sentido.Na volta á Jamaica Brasileira em 2000,continuei com esta inclinação e cantei no GDAM,onde tive minha primeira aparição como cantora.Posteriormente,tentei me ligar ao bloco Afro Akomabu do Centro de Cultura Negra do Maranhão(CCN)...kkkk...a tentativa foi frustada por problemas internos da instituição mas ainda sim,fiz lá um trabalho temporário,cantando nos ensaios ,mas nao cheguei a me apresentar no carnaval, ele foi importante pois fiz ótimas amizades e foi um segundo momento de conhecimento na ilha.
A música que sempre cantei com mais sentimentos do que as outras é o reggae e então queria cantar ele,começei a fazer participações em shows de amigos como Célia Sampaio,Angela Goulart e a Banda Roots Family de São Paulo do fundado do Filosofia Reggae,Ras Portuga.
Tudo bem ate aí.Não!rs!Eu queria ter a minha banda,assumir o vocal e em 2007,através de um amigo músico,o flautista Rodrigo Iturra cheguei até a minha primeira banda de reggae assumindo o vocal, a Via Rasta.A segunda banda que participei foi em abril de 2009,chamava-se Imperial Night formada po Thiago Guterres e era a banda da Créole Bar,tocava ritmos blacks como soul,rap,reggae, com ela trabalhei pouco tempo mas foi importante para o meu direcionamento na música pois senti que o único som que eu quero cantar e fazer perfomances é o reggae e além disso tive neste período experiências que me incentivaram a estudar de verdade a ciência Música.
Dentro do estudo desta arte,aprendi violão e posteriormente consegui entrar na Escola de Música do Maranhão para estudar o contrabaixo-elétrico,também fiz parte do coral de música desta escola e estudei Técnica Vocal na Ufma...bem agora me senti mais embasada para continuar meu trabalho pois estava um pouco leiga no assunto...usando apenas o dom...kkk
Passado alguns meses,fui trabalhar em um banda que estava para ser montada há oito anos mas faltava uma vocalista e lá estou eu,a banda veio a charmar-se ,por sugestão minha, de Fya e era liderada por Itamar,ex-banda guetos,contando também com Dennis Pel,ex-banda guetos.Nela foi um trabalho bem proveitoso,pois cresci muito chegando a desenvolver outra habilidades musicais como compor tanto a  melodia como a letra,tudo isto incentivado pelo querido amigo Itamar,com quem fizemos algumas músicas entre elas a Reggae Music e Fya.Também antes já havia composto sozinha a minha música predileta chamada Que Beleza e com o nosso batera Samir fiz a canção  Reggae me faz!

Atualmente desde agosto de 2011,sou uma das vocais da banda Capital Roots fundada por Amorim,ex-Mano Bantu e Mystical Roots,sendo esta banda no momento a maior de Sao Luís contando com uma média de 12 integrantes incluindo um trio de sopro maravilhoso e já tocou com Max Romeo,John Holt,Derrick Morgan,Ijahman,Eric Donaldson...ah são muitos cantores jamaicanos...kkk!Meu trabalho agora unindo-se á Capital Roots ganhou mais força e visibilidade pois unimos nossos talentos para fazer um reggae groovado,com suíngue,de qualidade.Fiz um dueto com o Derrick Morgan no evento Cidade do Reggae 2011, que além da ótima experiência de cantar com ele,aprendi muito como pessoa pois é um homem extremamente amável,quem quiser dá uma olhada está no you tube e tbm está postado aqui no blog.Tenho tbm experienciado uma novo lado,o de backing vocal,a segunda voz,estudando com o prof José,estou atrás das terças das tônicas...kkk...  e ja trabalhei com o Eric Donaldson e o Derrick Morgan nos backs,as harmonias ficam perfeitas depois que se encaixam...tô gostando!Meu dueto com Derrick Morgan.Vejam!
Bem,depois dessa resumida na minha carreira musical,agora é continuar o trabalho e agradecer a Jah por todas as conquistas e esperar porque outras mais virão pois aquele que luta sempre alcança!

24 de nov de 2011

Meus pensamentos...

"A TEIMOSIA MAIS INSENSATA É TEIMAR COM ALGUÉM QUE SABE MAIS DO QUE VC!"

"O SENTIMENTO É ESSENCIAL PARA INTERPRETAR A ARTE."

"REGGAE É A ÚNICA COISA QUE ALCANÇA O AMÂGO DO MEU SER."

"AS AFLIÇÕES SERÃO ETERNAS...SER FELIZ DEPENDE DE COMO AS ENCARAMOS."

"MUITAS DAS VEZES,A CURIOSIDADE DE OUTREM SÓ É DESPERTADA QUANDO HÁ UM PIONEIRO NA INICIATIVA".

"SER BONDOSO COM OS OUTROS NÃO IMPLICA SER RUIM PARA SI MESMO."

"Quando vc quer estar com alguém ,ignora os defeitos,no entanto,quando nao quer estar com uma pessoa,todos os defeitos aparecem rapidamente!

Antes de o sucesso chegar,a música não sustenta mas alivia bastante!

A estória do rei Bob Marley me marca mais até do que sua música!


Todo mundo fala em gravidez indesejada para justificar algo,acredito mesmo, é que há pai indesejado pq filhos sempre são bençãos!


Se tu é uma pessoa influente,não precisas de muito dinheiro!


Não precisei mais de falsos amores quando fui presenteada com o único verdadeiro!

Se eu fosse como as cobras talvez elas se unissem á mim,mas como sou um coelho elas querem é me devorar!

22 de nov de 2011

As minhas dreadlocks são cheirosas !!!



De 2002 á 2008



1° vez que usei dreadlocks,6 anos de resistência


É...muita gente leiga do assunto dentro da tal sociedade,acha q todos que usam dreads mantêm seu cabelo sujo,sem lavar,com piolhos e que é mal-cheiroso...pensamento errado!

Eu,por exemplo,lavo meu cabelo com dois tipos de xampus,um contra a caspa e o outro,de limpeza profunda á base de ervas naturais,além disso faço massagens de hidratação como se faz qualquer outro cabelo,coloco tônicos de crescimento e vitaminas D,A para fortalecer a raiz.
Não apenas eu,como muitos amigos dreads(Herbeth Rasta,Jorrimar,Célia Sampaio)têm uma série de cuidados com  a  higiene de suas tranças,diga -se de passagem,nosso cabelo exige até mais cuidado,pois,quando lavamos precisamos secar muito bem para não ter problemas de umidade na raiz  porque ele demora para secar,haja visto que as dreads absorvem muita água,então eu lavo o meu  e seco ao sol, cujo para mim é o melhor secador natural mas também uso o secador.
Sempre gosto de andar com as minhas guardadas em toucas para não acumular sujeira do ar e também nao gosto de encostar minha cabeça na de outras pessoas para não pegar o famoso piolho...kkk... prestando sempre a atenção ao período de manutenção da minha raiz,apertando-a, a cada três meses quando percebo que ela já está alta.
Então vejam que não é um cabelo simples de cuidar,não é um cabelo á-toa apesar de sua aparência,é para quem realmente quer ser dread e tem tempo para cuidar.
No entanto,algumas pessoas pensam justamente o contrário,que é cabelo de gente sujo,para essas pessoas gostaria de dizer o seguinte:Dentro do movimento hippie,as dreads também são adotadas,porém muitos destes hippies não tem asseio e isso faz parte do movimento deles e então claro que seus cabelos ,seu corpo e tudo mais não estarão cheirando bem mas isso nao significa que todos os dreadlocks tenham seus cabelos com piolhos e mal-cheirosos porque os hippies tem!!!!Não concordam?A higiene é uma coisa pessoal até mesmo que nao for hippie pode nao estar fazendo a limpeza necessária das suas dreads mas por isso nao se pode generalizar para  todos que adotam este estilo.Isto é prenconceito,uma concepção sem análise,um pré-julgamento...é errado!
Devemos antes de tudo respeitar o que não conhecemos,pois as dreads fazem parte de uma religião chamada Rastafari,existente na Jamaica e as dreads fazem parte da simbologia de um homem ou mulher rasta e eles se baseiam em uma citação da Bíblia que fala a respeito de nao cortar seus pêlos,então o cabelo dread é coisa séria e não um cabelo mal-tratado e fedorento como alguns citam por aí!
Desde 2010,de volta ás dreads!

19 de nov de 2011

Meu querido professor de música José Reis

Acredito que para algo na vida estar em perfeitas condições,necessita antes estar lapidado,somos como um diamante bruto em vários aspectos de nossa vida  ou com vários talentos nossos,até que,chegue alguém que possa despertar em vc o melhor que pode dar...no meu caso tem sido assim ,pois se hoje consigo cantar com técnica e suavidade ao mesmo tempo,devo á esse rapaz aí de cima chamado José Reis,ou melhor,como eu gosto de chamar-lo em inglês,Joseph...kkk
Nos conhecemos através da música,tinha que ser assim,em uma disciplina de Técnica Vocal da faculdade de Música na UFMA,ali se iniciou uma grande e proveitosa amizade,desde então ele tem sido meu guia pelo bosque da ciência Música,principalmente quando me perco.Com ele tenho aprendido vários estilos de música,a tocar,a cantar,a aplicar a teoria musical,fazer terças ou quintas ou nonas...kkk ,a ser artista,a compreender meu público...ah,muita coisa eu aprendo sempre que nos reunimos antes dos meus shows para ensaiarmos,para aprendermos...que seria do meu talento,do meu dom de cantar,do meu dom de tocar sem José Reis?Creio q poderia ficar meios perdida no bosque dá Música e sem guia ,poderia demorar muito para encontrar o caminho certo!Disso não tenho dúvida!Além disso,ele é meu incentivador quando penso que nao posso fazer algo,é meu fã pois admira meu trabalho é um grande mais grande amigo mesmo...alguém que faz parte da minha família.
Obrigada por sua amizade e apoio José,vc é um grande estudioso da Música,o homem dos teclados,dos sopros,do violão,da teoria musical,vc é um Musicista. Agradeço a Jah por vc existir na minha vida musical e estar lapidando minha voz para se tornar um diamante moldado.

9 de nov de 2011

Sunsplash Reggae Festival 2011

Soube por esses dias da programação de 2011 deste evento pela rádio e fico feliz em saber que vem para São Luís,ótimos talentos do reggae jamaicano, pois há um tempo ,nós amantes do bom reggae roots ,queriamos estar vendo sempre todo ano cantores consagrados que estamos acostumados a ouvir e ansiar por ver ao vivo. Thanks to Jah !Tem acontecido isso desde a vinda de Max Romeo,posteriormente John Holt e agora saca só:Lloyd Parks,o maior baixista de reggae jamaicano,via ele em todos os dvs da minha singela coleção,seja com Dennis Brown ou John Holt,sei que ele sempre tocou com os grandes nomes do roots reggae,além do que este moço canta muito,tem um agudo belíssimo e várias músicas de sucesso em São Luís.Além dele vem o Horace Andy que nunca veio ao Brasil e vai logo passar com o pé direito aqui na Jamaica Brasileira,esse então canta suave,melodioso e com um vibrato de voz admirável...rs,acho ele um coroa charmoso,quer dizer no dvd q tenho dele,ele está bem simpático...kkk.A última atração é o Ijahman, famoso por cantar o hino do reggae,Are we a Warrior,apesar de que eu nao gosto muito dessa música,admiro ele por outras belas canções,ele já até veio aqui na ilha e foi o cantor que se jogou no público no meio do show,será que ele irá fazer essa proeza de novo?kkk acho melhor não!Brincadeiras á parte,só sei que vai ser muito reggae louco para nos divertimos,será um dia 3 de dezembro de peso na cena reggae de São Luís!Ah e eu espero que seja a minha banda,Capital Roots,que seja a banda de apoio,aí assim eu poderia tietar de pertinho!kk Jah Bless!

8 de nov de 2011

Gostar de reggae não é sinônimo de usar a erva Cannabis Sativa!

Eu amo o reggae desde criança,minhas tias e minha mãe sempre ouviram em casa,logo eu tenho uma ligação muito forte com essa música.O reggae já embalou romances em minha vida,momentos de alegria com amigos,é um ritmo muito forte para mim,ás vezes quando ouço um reggae que gosto muito,ao contrário de muitos que dançam, há momentos em que eu fico parada,apenas  ouvindo,para sentir profundamente a energia que ele me traz.
E quanto ás dreads que uso?É mais do que estética,sempre admirei esse tipo de cabelo,me identifico com ele devido a essência de negritude que ele carrega e mesmo que nao gostasse tanto de reggae, iria usar -lo  da mesma forma,pois combina com a minha personalidade,por ser uma pessoa que nao segue esteriótipos e nao se molda á falsidade dessa sociedade capitalista em que vivemos,cujo o ter significa mais que o ser.
Quanto a erva Cannabis Sativa?EU NÃO FUMO!Aliás eu não fumo ganja,nem cigarro e nem bebo cerveja!Só porque eu sou reggueira de alma e corpo e uso dreadlocks,tenho que ser a fumante da erva?
Na verdade,não há problema algum no fato de alguem gosta de fumar Cannabis,seja regueiro,seja dread,seja budista,cada um tem sua opções pessoas, a questão reside no fato de ser julgado por uma prática de forma antecipada e preconceituosa apenas porque faz parte de um determinado movimento. 
 Uma outra questão que está por debaixo desse julgamento é a marginalização de quem fuma pois a sociedade normalmente associa os fumantes com termos pejorativos chamando -os de maconheiros,termo este que acho profundamente ofensivo.Quando se chama alguém de maconheiro,na verdade,o que muitos estão querendo dizer é preto,pobre,ladrão.E se eu fumasse,jamais aceitaria essa associação preconceituosa,iria me considerar uma amante da erva e nao maconheira ,no entanto, pelo fato de não fumar,acho ainda pior também ficar carregando esse estigma só porque uso dreads e sou regueira...
Seria correto afirmar que  todo rockeiro usa pó?Óbvio que não!Porque as pessoas podem e devem ter suas escolhas pessoais mesmo integradas a um movimento.
Então creio que nao podemos ser pré julgados por coisa que não fazemos apenas porque seguimos uma determinada filosofia.





Bem...aqui eu exponho um desabafo para todos que estejam pré -julgando não só a mim quanto á várias pessoas que se indentificam com reggae e dreads!