Translate Fabiana Rasta´s Blog

Aperta o Play e ouça a Rádio Zion

22 de mai. de 2012

Dia Nacional do Reggae.Até quem enfim!


Eu já admirava a presidenta por ela ser a primeira mulher a governar o Brasil,agora ela ganhou mais admiração da minha parte por assinar a lei que institui o Dia Nacional do Reggae!Obrigada!Á respeito da política dela,não posso opinar muito porque sou uma pessoa uma tanto apolítica,não costumo me inteirar de assuntos políticos com frequência!kk
No entanto,ela apenas sancionou,ou seja,assinou a lei,a honra mesmo deve ser dada á quem criou o projeto de lei,cujo foi o ex-deputado federal e atual senador Rodrigo Rollemberg (PSD-DF).Valeu Seu Senador!kk


Acompanhe alguns trechos das notícias retirados de alguns sites:
"No dia 11 de maio de 2013 o Brasil vai comemorar o primeiro Dia Nacional do Reggae . A criação da data  no foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada hoje no Diário Oficial da União. De acordo com a Lei, o Dia Nacional do Reggae servirá para homenagear o “ritmo musical difundido por Robert Nesta Marley”. O dia 11 de maio marca a data em que Bob morreu, em 1981.
 O projeto de lei da criação do Dia Nacional do Reggae é de 2008, de autoria do então deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), atual senador. No texto, Rollemberg defende a criação da data dizendo que “Cidade Negra, Edson Gomes, Gilberto Gil (este último gravou um disco com músicas de Bob Marley), entre tantos outros artistas nacionais consagrados continuam a levar, através do reggae, mensagens de paz, amor e críticas sociais, na tentativa de alertar o povo para lutar pelos seus direitos, da mesma forma que Marley, considerado o primeiro astro do terceiro mundo com reconhecimento internacional, já fazia há quase quatro décadas atrás”.
O próprio site do senador lembra que “o reggae já tem sua presença no legislativo brasileiro”  com outras duas datas comemorativas. Em São Luís (MA) existe o Dia Municipal do Regueiro, comemorado em 5 de setembro, instituído pela Lei nº 4.102 de 2002. Nesta data é escolhido o “Regueiro do Ano” e os “praticantes do reggae”, como diz a lei, recebem atendimento médico e odontológico gratuito no dia.
Salvador (BA) tem seu “Dia do Reggae”, comemorado desde 2000 também no dia 11 de maio, instituído por meio da lei nº 5.817/2000. Shows são realizados em diversos pontos da cidade, incluindo (claro) a Praça do Reggae no Pelourinho."


http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2012/05/congresso-demorou-mais-de-quatro-anos-para-aprovar-lei-que-criou-o-dia-nacional-do-reggae-3757837.html

A lei 12.630 foi publicada no Diário Oficial da União do dia 11, com o seguinte texto:

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º
Fica instituído o dia 11 de maio como o Dia Nacional do Reggae, data em que se homenageará o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley.

Art. 2º
Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 11 de maio de 2012; 191º da Independência e 124º da República.

DILMA ROUSSEFF
Anna Maria Buarque de Hollanda
Luiza Helena de Bairros
Um tributo á liberdade

Então,este dia é mais do que merecido haja visto que Bob levantou a bandeira do reggae para o mundo,ajudando á Jamaica a ter um grande reconhecimento pela sua produção musical,usou o reggae para incitar a sociedade a se opor á todo tipo de preconceito,com os frutos do seu reggae pôde ajudar financeiramente seus irmãos jamaicanos,com seu reggae tentou unir os partidos políticos na Jamaica,fez uma música que acalenta muitos corações.
E o reggae aqui no Brasil é apreciado em muita cidades como São Luís,Belém,Teresina,Bahia,São Paulo,sul brasileiro,o reggae jamaicano está mesmo já incorporado á nossa música brasileira como bem cita o senador.Esta música tão bela é instrumento de sobrevivência para muitos artistas,como eu...e também de projetos importantes usados na periferia para resgatar nossos jovens como Afroreggae no Rio e Garotinhos Beleza em São Luís.
Estou feliz pela valorização da música reggae pois assim nós reggueiros também seremos valorizados e isto nos ajudar a lutar pelos preconceitos que esta música carrega, já que alguns pensam que "reggae é coisa de gente marginalizada", no entanto,agora temos o nosso dia na calendário nacional.
O reggae ajuda a viver,então agora respeite a quem vive do reggae!

Um comentário:

  1. Conheca o Projeto Cidade do Reggae, com mais de 48.000 visualizacoes em 3 dias bombando internacionalmente. https://www.youtube.com/watch?v=1uH0vDXS5xI face:projetocidadedoreggae

    ResponderExcluir