Desde 2011,criei este espaço para a divulgação do meu trabalho musical,para compartilhar minhas reflexões cotidianas e para divulgar o Reggae em geral,em especial do Maranhão e da Bahia!
Este é meu querido amigo Carlinhos Nação,um irmão muito especial que conheci durante o grande Tributo a Bob Marley 2012 em Belém no qual participamos juntos.
Naturalmente,tivemos uma boa empatia um pelo outro ,trocamos idéias sobre reggae e acompanhamos o evento juntos ,dei um cd da minha antiga banda a ele mas...mal sabia eu e nem podia imaginar que ele era o autor da música Sentimento Bom que bombou interpretada pelo Filosofia Reggae .Mas como eu ia saber?Pq tem gente que quanto menos tem mais quer aparentar?E ele,grande compositor e ex-vocalista da Nação Regueira,reconhecida banda paulista,esteve ali o tempo todo na maior simplicidade com todos aos redor.Carlinhos é de fato ,um grande exemplo de humildade e assim tivemos o começo de nossa grande amizade.
E este mesmo brother,me deu uma força para que estivesse no II Cultural Reggae Festival ,um grande evento de reggae do calendário anual de Fortaleza que contou com 20 bandas e atrações nacionais em outubro de 2013 e eu ,fui uma delas!
O evento foi lindo,muito bem organizado e tive o tratamento digno de artista mesmo e graças a Jah fiz um show maravilhoso ,sendo cotado como o melhor da noite.Fiquei muito feliz pela acolhida da galera,por terem apreciado minhas composições e por terem elogiado tanto o meu trabalho e mais ainda por ter conhecido o movimento de reggae cearense !
Aqui mostro a vocês,um pouco do rolou lá...saca aí!
Airport!
Carlinhos,Mario e Daniel,meninos de ouro
Ensaio com os tops de Fortal
Chegou mais Dagô Miranda,Juca Culatra e Felipe Bk
Dagô Miranda,resistência do reggae nacional
Eu e Carlinhos assistindo ...
Mr.Bobby,grande cantor do reggae cearense
Meu querido baixista na noite,Jonathan
Finalmente no meu lugar...
Meu guitarra na noite Mario Brother
Foto by Carlos Gadelha
Roni Flow,subiu e improvisou na hora!
Foto by Carlos Gadelha
Foto by Gandhi Guimarães
Foto by Gandhi Guimarães
Leudo da Rebel Lion e Dj Gazzos
Rafaela Maresia,gravou meus vídeos
Meu baterista e meu tecladista,Thiago e Fábio
Daniel ,grande músico e produtor
Davi Lima,Banda Dona Leda
Rubens Oliveira,grande produtor
Lenny Fya,Carlinhos e Portuga da Revista Reggae Brasil
Lucas Foguin,registrou minha despedida no aeroporto
Foto by Lucas Foguin
E aqui estão os vídeos da vibe que rolou lá,é só clicar e veja como foi meu show...pancada!Tenho certeza que a galera continuou respeitando o reggae maranhense pois fui lá para defender a ainda Jamaica Brasileira!
Cantando No No No,um clássico de Dawn Penn
Cantando Que Beleza ao vivaço!
Obrigada povo cearense pelo carinho tão verdadeiro que deram !
O reggae é ritmo musical de origem jamaicana que teve ínicio por volta da década de 50 em diante quando sua raízes mais fortes começaram a se firmar,como o Ska e Rocksteady . Em seguida veio o Reggae mas antes disto,ele também teve outras influências como Mento,Calipso e a música norte-americana desde influente neste período,o chamado Rhythm and Blues.
Infelizmente,devido ao tempo que o reggae já existe, alguns precursores e grandes artistas já estão sendo chamados por Jah ,alguns por causas naturais ,outros por já estarem muito idosos e alguns devidos as consequências da vida como assassinato ou acidente.
Recentemente,quando pesquisava sobre o reggae,li no Surforeggae,uma relação de todos que já se foram,contendo a data e a causa da morte.Achei interessante e decidi repostar aqui para vocês,pq até mesmo nós que trabalhamos com reggae,em algum momento,temos dúvida se alguns artistas ainda estão vivos ou não,já que muitos têm nos deixado ao mesmo tempo.
Eu lamento bastante a ida de todos,pois a música por eles deixada,é que serve de instrumento de trabalho para eu possa me inspirar e continuar a cantar...mas que Jah tenha todos em um bom lugar.
REST IN PEACE
RIP!
Acesse o link abaixo e confira um arquivo importantíssimo organizado pelo site Surforeggae.
Uma ‘casa diferente’, a Cachaçaria, Bar e Restaurante, Créole fica localizada em um dos lugares mais aprazíveis da ilha de São Luís. Em 2011, setembro, faz 19 anos. Respeitada casa na área de gastronomia e entretenimento, com comida típica maranhense, show local, nacional e internacional, constitui-se em um espaço de eventos diversos e cenário para a cultura popular maranhense. Ambiente simples e, ao mesmo tempo, sofisticado; familiar e, também, de encontro de amigos; urbano e praiano, com ares da tranqüilidade rural.
O Créole é palco constante de grandes eventos culturais. Cenário para a rica diversidade dos patrimônios imateriais maranhenses. A prioridade foca nos artistas da terra e na cultura.
o Créole é referência pela trilha sonora eclética de festas temáticas e shows singulares, fundo para o bom gosto. O bom gosto dos sentidos. Boa música, comida típica e uma pinga da terra fazem a diferença. Maranhenses e turistas tem no Créole uma opção a mais. O Créole tem tudo que os outros similares têm. Mas os outros não têm o que o Créole tem: o aconchego caseiro; tempero de todos os espíritos.
Olá meus queridos leitores e fãs,como eu havia prometido hoje no meu perfil do Facebook,aqui estou eu, para postar meu primeiro Cd Solo para vocês,é um cd com intuito promocional,ou seja, divulgação do meu trabalho mas também de anunciar o que ainda está por vir.Um Cd seja promo ou oficial significa muito para mim,pois trabalho com música por amor e em alguns momentos a caminhada é árdua mas me sinto muito feliz por Deus estar comigo e assim estou conseguindo continuar meu caminho... Neste CD fiz uma compilação de alguns covers que interpretei de trabalhos anteriores mas também coloquei minhas composições de trabalho que foram bastante divulgadas no ano de 2012,como Que Beleza,Reggae me Faz e Tranças Rebeldes .O cd contém ao todo nove faixas e presenteando a galera que apoia meu trabalho, já adicionei duas faixas bônus do meu próximo trabalho: I wanna love you, a qual é uma versão da canção original Don´t Stay Away de Phyllis Dillion,uma linda canção no estilo Rocksteady ,este que foi um ritmo tão importante quanto o reggae na Jamaica e diga-se de passagem,quem me sugeriu esta música foi meu amigo Dennis Alcapone , me enviando o riddim para eu criasse a minha versão e foi um sucesso quando postei em minha página no face,alcançado 250 acessos apenas em um dia no meu SoundCloud;A outra faixa bônus se chama Liberte-Se que fiz em parceria com o estúdio francês Dubwise Factory e a letra que criei para esta canção tem muito significado para mim,pois retrata meu momento quando optei pela carreira solo. Espero que curtam,dancem e reflitam nas canções pois tudo foi feito especialmente para vocês pois para mim,meus fãs são como jóias preciosas...precisamos cuidar com carinho e atenção para não perdemos o que nos fortalece... Agradeço á Deus , á todos os meu amigos e fãs que acreditam no meu compromisso com a música Reggae e dão o suporte para o reggae maranhense permanecer aqui e na cena do reggae nacional! Um agradecimento especial á todos os apoios: Lika Guterres do Salão Pedra Rara,Riso Nta da Moda Reggae NTA,grande amigos como James Brito,Adriana Nogueira,José Reis e Itamar de Alcantâra,minha tia Didica,o fotográfo cearense Gandhi Guimarães,meu designer baiano Aylton Teixeira,Studio Ab do meu amigo Arlindo Piu Piu,Ras Portuga da Bong Produções e Revista Reggae Brasil,as rádios web Black Sound,RayCompany Web Rádio e Rádio Jamaica Brasileira...obrigada de coração,que Jah retribua o dobro que fazem por mim!
BAIXE O SEU NO LINK ABAIXO E MONTE EM CASA SEU CD,SALVANDO AS IMAGENS!
O link ficará disponível por mais algum tempo durante os meses de Novembro e Dezembro e após o prazo para baixar gratuitamente, você pode comprar no Salão Pedra Rara no Catarina Mina e nas barracas de artesanato NTA e Meyriele Araújo ,todos no Reviver,no Centro Histórico de São Luís!
No início dos anos 50 ,a Jamaica experimenta um processo de industrialização;até então,a ilha tinha uma economia predominamente rural.O êxodo rural decorrente da industrialização ,atrai para a cidades,principalmente Kinsgton,a capital,levas de jamaicanos em busca d melhores oportunidades de vida.Surge um novo tipo de trabalhador:o operário fabril,o operário de bauxite.Eleva-se a concentração populacional em Kingston,ocasionando o surgimento de imensas favelas,os famosos bairros de lata como Trenchtown e Shantytown,onde predominam a miséria,o desemprego e a violência. Nessa época,a música popular na Jamaica era o Mento,parente do Calipso das ilhas Trinidad-Tobago;ao contrário do calipso,era um música despolitizada,rude e indecente. Nos Estados Unidos é a vez do Rythm and Blues captada na Jamaica pelos rádios transístores ,que sintonizavam as estações de Nova Orleans e Miami.Através das ondas-médias que atravessavam o zinco dos barracos das favelas de Kingston, o som feito pelos norte-americanos era ouvida pelos jamaicanos durante a madrugada. A mistura do Mento e Rythm and Blues,temperada pelas influências do período da escravatura,originou o Ska durante a década de 60.Instrumental,alegre e agitado,bandas de Ska animavam os navios de turistas que visitavam a Jamaica. Com o passar do tempo,a batida Ska foi alterada com o aparecimento de vocalistas nas bandas.Nascia o Rocksteady,onde os artistas jamaicanos têm pela primeira vez a oportunidade de mostrar sua consciência.Com letras de profundo cunho social e político,suas músicas mostram a realidade jamaicana:os bairros de lata,a fome,o desemprego,as perseguições da polícia. FONTE:Projeto de Iniciação Científica Reggae Nigth- Lazer ou Resistência Cultural ALUNO:Jorrimar Carvalho de Sousa ORIENTADOR: Carlos Benedito Rodrigues da Silva ANO: 1990 em São Luís
Aqui estão algumas das fotos que retratam a beleza que foi minha nova passagem por Belém,já havia estado lá em maio de 2013 no lindo Tributo á Bob Marley que ocorreu na praça Waldemar Chaves,fui então convidada para fazer desta vez, o Festival Grito Reggae Amazônia,promovido pelo Coletivo Tacape Roots do qual agora também faço parte,promovendo eventos para fortalecer a cena reggae local e nacional.
O Grito Reggae Amazônia ocorreu no dia 13 de setembro trazendo entres as atrações locais,duas nacionais,eu,Fabiana Rasta(MA) e Junior Dread(SP) e uma das mais belas vozes da Jamaica ,a grande diva Etana...ela canta muito,altamente carismática,adorei apreciar o show dela!