É difícil definir exatamente quais os elementos que determinaram a adoção do reggae pela população maranhense,fazendo o ritmo se espalhar ,principalmente entre os bairros periféricos de São Luís.Segundo o DJ Ademar Danilo,nessa região que envolve os estados do Pará e Maranhão,da qual São Luís é a capital,sempre houve predominância musical do ritmos caribenhos,sobretudo o merengue.Então,ele conclui que o fato do Maranhão e Jamaica terem população predominantemente negra cria uma identidade muito forte entre esses povos.Diz ele ainda,que o gosto da população negra de São Luís pelo reggae,tem a ver com um apelo emocional que ele transmite.Os cantores de reggae cantam com uma espiritualidade que bate fundo nas pessoas,o que provoca grande identidade entre São Luís e Jamaica,não sendo preciso entender o idioma para sentir esse apelo emocional.Para o jornalista Otávio Rodrigues,existe uma identificação entre o reggae e o bumba-meu-boi do Maranhão,pois a marcação dos couros do bumba-meu-boi é centrada em contratempos como acontece no reggae.Mundinha Araújo,pesquisadora da história do negro no Maranhão,diz ser o merengue,uma dança muito comum nas festas dos povoados negros do interior do estado,portanto,considerando que a população que habita as periferias da capital São Luís é formada,em geral,por grupos que migraram das áreas rurais ,há uma predisposição entre eles ,para a aceitação dos ritmos caribenhos.Fauzi Beydoun,vocalista da banda de reggae Tribo de Jah,cujo componentes são deficientes visuais,acredita que existe uma sintonia direta que identifica o Maranhão e a Jamaica.Em suas palavras,há uma proximidade muito grande entre a maneira como o reggae se instalou na Jamaica e no Maranhão,sinalizando uma identidade cultural entre os negros maranhenses e jamaicanos,embora os daqui não entendam as letras das músicas.Essas afirmações são importantes na medida em que contribuem para a reflexão sobre quais seriam os elementos de ligação entre os regueiros de São Luís com os jamaicanos.Precipitadas,duvidosas ou legítimas,indicam,sem dúvida,o gosto dos maranhenses de São Luís pelos ritmos caribenhos como fatores determinantes para a adoção do reggae na ilha,desde a década de 1970 e a difusão do ritmo entre a população negra da periferia da cidade.Mesmo sem entender o idioma ,o reggae é traduzido como um veículo bastante forte e legitimo de mobilização e identificação da população negra de baixa renda que habita as invasões e palafitas da cidade.Uma diferença marcante com relação a Jamaica e certamente a outros lugares onde o ritmo reggae é conhecido,é que em São Luis o reggae é dançado tanto aos pares quanto individualmente.Na capital maranhense,a dança do reggae adquiriu característica peculiar misturando passos do forró,do merengue e do bolero.Há ainda os que preferem criar coreografias coletivas,em que três ,cinco ou mais pessoas dançam com passos coordenados.Em São Luís,um dos fatores importantes para a divulgação do reggae é a existência das chamadas radiolas.São sistemas sofisticados,com até quarenta caixas de som que geralmente contrastam com a pobreza dos salões de festas.As radiolas são operadas por um discotecário(quem nem sempre é seu proprietário),e são contratados pelos proprietários dos salões ,para animar as festas em vários pontos da cidade nos finais de semana.Da mesma forma que os sound systems jamaicanos,as radiolas maranhenses não nasceram com o reggae ,algumas delas ja existiam anteriormente ,promovendo festas com outros ritmos(forró,merengue,lambada e ate mesmo discoteque).A partir de meados da década de 1980,houve uma proliferação de radiolas,voltadas quase que exclusivamente para a promoção das festas de reggae.Retirado do livro Da Terra das Primaveras á Ilha do Amor:Reggae ,Lazer e Identidade Cultural do escritor Carlos Benedito Rodrigues da Silva.
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4 de nov. de 2016
História do Reggae em São Luís - A Jamaica Brasileira
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