Translate Fabiana Rasta´s Blog

Aperta o Play e ouça a RayCompany Web Rádio

26 de nov de 2011

Quem é Fabiana Rasta?

Fabiana Dias é uma mulher um tanto tímida,mãe de Ana Hadassa;baiana soteropolitana;dona-de-casa;que está sempre buscando ser uma professora eficiente de Língua Inglesa;amiga fervorosa;regueira de coração,meiga apaixonada;valente guerreira na vida.
A Fabiana Rasta,ah...é uma artista!O artista ama seu público,se veste para ele,interage com ele e sabe que ele é o responsável pelo seu sucesso.A minha trajetória musical começou quando eu,primeiramente,me descobri na música,quando percebi que possuía um grave "nervoso" afinado,isto ocorreu quando eu morava na Bahia em 1998.
Minha primeira inclinação musical foi trabalhar em blocos afros pois o momento histórico que me circundava me influenciou neste sentido.Na volta á Jamaica Brasileira em 2000,continuei com esta inclinação e cantei no GDAM,onde tive minha primeira aparição como cantora.Posteriormente,tentei me ligar ao bloco Afro Akomabu do Centro de Cultura Negra do Maranhão(CCN)...kkkk...a tentativa foi frustada por problemas internos da instituição mas ainda sim,fiz lá um trabalho temporário,cantando nos ensaios ,mas nao cheguei a me apresentar no carnaval, ele foi importante pois fiz ótimas amizades e foi um segundo momento de conhecimento na ilha.
A música que sempre cantei com mais sentimentos do que as outras é o reggae e então queria cantar ele,começei a fazer participações em shows de amigos como Célia Sampaio,Angela Goulart e a Banda Roots Family de São Paulo do fundado do Filosofia Reggae,Ras Portuga.
Tudo bem ate aí.Não!rs!Eu queria ter a minha banda,assumir o vocal e em 2007,através de um amigo músico,o flautista Rodrigo Iturra cheguei até a minha primeira banda de reggae assumindo o vocal, a Via Rasta.A segunda banda que participei foi em abril de 2009,chamava-se Imperial Night formada po Thiago Guterres e era a banda da Créole Bar,tocava ritmos blacks como soul,rap,reggae, com ela trabalhei pouco tempo mas foi importante para o meu direcionamento na música pois senti que o único som que eu quero cantar e fazer perfomances é o reggae e além disso tive neste período experiências que me incentivaram a estudar de verdade a ciência Música.
Dentro do estudo desta arte,aprendi violão e posteriormente consegui entrar na Escola de Música do Maranhão para estudar o contrabaixo-elétrico,também fiz parte do coral de música desta escola e estudei Técnica Vocal na Ufma...bem agora me senti mais embasada para continuar meu trabalho pois estava um pouco leiga no assunto...usando apenas o dom...kkk
Passado alguns meses,fui trabalhar em um banda que estava para ser montada há oito anos mas faltava uma vocalista e lá estou eu,a banda veio a charmar-se ,por sugestão minha, de Fya e era liderada por Itamar,ex-banda guetos,contando também com Dennis Pel,ex-banda guetos.Nela foi um trabalho bem proveitoso,pois cresci muito chegando a desenvolver outra habilidades musicais como compor tanto a  melodia como a letra,tudo isto incentivado pelo querido amigo Itamar,com quem fizemos algumas músicas entre elas a Reggae Music e Fya.Também antes já havia composto sozinha a minha música predileta chamada Que Beleza e com o nosso batera Samir fiz a canção  Reggae me faz!

Atualmente desde agosto de 2011,sou uma das vocais da banda Capital Roots fundada por Amorim,ex-Mano Bantu e Mystical Roots,sendo esta banda no momento a maior de Sao Luís contando com uma média de 12 integrantes incluindo um trio de sopro maravilhoso e já tocou com Max Romeo,John Holt,Derrick Morgan,Ijahman,Eric Donaldson...ah são muitos cantores jamaicanos...kkk!Meu trabalho agora unindo-se á Capital Roots ganhou mais força e visibilidade pois unimos nossos talentos para fazer um reggae groovado,com suíngue,de qualidade.Fiz um dueto com o Derrick Morgan no evento Cidade do Reggae 2011, que além da ótima experiência de cantar com ele,aprendi muito como pessoa pois é um homem extremamente amável,quem quiser dá uma olhada está no you tube e tbm está postado aqui no blog.Tenho tbm experienciado uma novo lado,o de backing vocal,a segunda voz,estudando com o prof José,estou atrás das terças das tônicas...kkk...  e ja trabalhei com o Eric Donaldson e o Derrick Morgan nos backs,as harmonias ficam perfeitas depois que se encaixam...tô gostando!Meu dueto com Derrick Morgan.Vejam!
Bem,depois dessa resumida na minha carreira musical,agora é continuar o trabalho e agradecer a Jah por todas as conquistas e esperar porque outras mais virão pois aquele que luta sempre alcança!

2 comentários:

  1. Show!!!! Você é tudo isso e muito mais!!!! Um exemplo raro de vida, te admiro cada dia mais! Talento Deus te deu, bênção maior: Hadassa!!! És verdadeiramente abençoada! Te amo, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Você é D+.Eu Alroot's do blog http://saoluizreggae.blogspot.com temos o prazer de ouvir mais uma diva do reggae. Parabens e muito sucesso.

    ResponderExcluir