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7 de set. de 2013

XAYMACA:TERRA DAS PRIMAVERAS



Jorrimar de Sousa
Em 1494,Colombo aportou na baía da Jamaica ou Xaymaca - terra das primaveras - como era chamada pelo índios aruaques.Pouco mais de um século de colonização foram suficientes para exterminar quase todas as tribos.Em 1655,a Jamaica tornou - se uma possessão inglesa  com a invasão das tropas de Cromwell.Nesse período  inicial ,a ilha não chegou a se estabelecer como colônia ,sendo utilizada como uma grande feitoria agrícola  de plantações de cana,trabalhadas por escravos africanos,e que propiciavam enorme fortunas aos ingleses.
Durante os 250 anos de escravidão negra na Jamaica,milhares de africanos foram levados para  a ilha,sendo muitos revendidos para outra colônias;acabaram por constituir  a  maior parte da população da ilha,provinda das mais diversas nações africanas:Angola,Congo,Dahomé,Madagascar,Nigéria etc.Esses escravos arrancados  de terras e tribos diferentes eram colocados no Novo Mundo em precárias condições tendo entre si poucos traços culturais comuns.
No entanto,uma espécie de laço comunitário que sobreviveu  em meio a todas essas adversidades ,foram as bases religiosas dessas nações ,todas derivadas de uma mesma filosofia fundamentalista,"principalmente as crenças chamadas POCOMANIA (pequenas loucuras),que sobreviveram em K ingston e Montego Bay..." .Essas formas rituais se caracterizavam pela utilização da dança ,da percussão e do canto como técnicas que abriam caminho  para os transes,possessões e incorporações de entidades divinas.
A maioria do senhores de escravos movia perseguições e a esses cultos,vende neles uma forma de resistência,espécia de catalizador e articulador de traços culturais aparentemente heterogêneos com o potencial  de gerar uma força libertadora.Conflitos acirrados e constantes,além de grande rebeliões pontilharam a história colonial da Jamaica.
Outro traço importante da escravatura,era predominância de orquestras de escravos,que serviam como entrenimento dos fazendeiros mais ricos durante as férias (Fim de Colheita,Natal dos Negros,Tempo do Recreio e Bailes de Gala);" ritmos ,canções e danças puramente africanas  conseguiram sobreviver na Jamaica rural até o século XX".
No ano de 1838,é declarada extinta a escravidão," deixando profundas marcas  nos descedentes de escravos africanos,marcas essas que viriam a formar a base ideológica do reggae.



FONTE:Projeto de Iniciação Científica Reggae Nigth- Lazer ou Resistência Cultural
ALUNO:Jorrimar  Carvalho de Sousa
ORIENTADOR: Carlos Benedito Rodrigues da Silva
ANO: 1990 em São Luís

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